Nossa empresa fará todos os passeios contratados na data em que você estiver por aqui. Com isso, é muito importante enviar certinho os horários do voo, de chegada e saída. A sequência será definida conforme os horários dos passeios, condições climáticas e grupos que vamos formando. Dessa forma, o seu cronograma final será repassado quando chegar na agência.
Neste primeiro contato pessoal, é preciso vir até a agência no horário marcado. Caso não tenha reserva agendada, pode se dirigir à agência também. Mas todo o nosso atendimento é realizado na FlaviaBia Expediciones, que fica na Callejón Reales 402 B, San Pedro de Atamaca, Chile. Contar o que ele fará lá…
Todas as expedições saem e retornam para o seu hotel.
Pensando no deserto, às vezes, temos que conviver com extremos de clima e temperatura. Vivemos momentos ora de muito calor, ora de muito frio (às vezes frio extremo e abaixo de zero). Também há momentos muito secos, outros com muito vento e areia. Mas não se preocupe, as paisagens são lindas e compensam tudo isso. É importante trazer pelo menos uma muda de roupa para frio extremo, com temperatura abaixo de zero, luvas, gorros, meia térmica, jaqueta de plumas. Também devem trazer roupa de verão, pois durante o dia faz calor; traje de banho (no deserto também tem lagoas em que pode tomar banho), toalha, chinelos, óculos de sol e protetor solar. Eu recomendo sempre nas excursões que usem manguinhas longas, chapéu ou lenço para se proteger do sol, pois aqui ele é muito forte. Além disso, lanterna é um item bem-vindo, já que algumas ruas são escuras pela noite e pode ser necessário para passeios de bicicleta que terminam após o pôr do sol.
Sim. Saímos no horário combinado. Por exemplo: se a saída do passeio é às 8h, vamos te buscar entre 8h e 8h30, pois percorremos diferentes hotéis, mas você precisa estar pronto às 8h. Durante o tour, sempre há tempo para apreciação e para tirar fotos, mas é preciso respeitar as orientações dos guias para deixar um lugar e seguir para o próximo. Os parques também têm um horário de fechamento e os tours seguem uma programação pré-definida.
Em alguns lugares de San Pedro já aceitam cartão de crédito, mas outros ainda não.
Há comércios que aceitam dólares ou até mesmo reais, mas o importante mesmo é lembrar que a moeda local é o peso chileno. Nós, por exemplo, aceitamos pagamento em reais ou dólares, mas é preferível pagamento em pesos chilenos.
Nós não aceitamos pagamento em cartão.
Há caixas eletrônicos em que se pode sacar a moeda local e inúmeras casas de câmbio – a maioria na Rua Toconao – onde é possível trocar dólares, euros ou reais por pesos chilenos. A taxa de conversão, no entanto, costuma não ser tão vantajosa, saindo mais em conta trocar dinheiro no centro de Santiago, por exemplo. Além disso, não vale a pena trocar reais por dólar e depois por pesos chilenos. É melhor fazer a conversão direta de reais para pesos.
Sim! Temos conta no Banco do Brasil e aceitamos, no máximo, 50% do valor total. O restante deve ser pago no momento do check-in em pesos chilenos.
O aeroporto mais próximo daqui é o El Loa, na cidade chamada Calama. Fica a 100 quilômetros (1h10) de San Pedro de Atacama. A Latam (TAM) e a Skyairlines têm voos diários de Santiago a Calama.
Recomendamos a empresa Transfer Pampa (http://www.transferpampa.cl/). Caso prefira, podemos agendar o traslado para você! O pagamento será feito diretamente no transfer, em pesos chilenos, no momento da chegada ao aeroporto.
Sim! Não é preciso ser um atleta para conseguir. O mais importante para a ascensão ao Lascar é aclimatação e a conseguimos durante as outras expedições que visitam a Cordilheira Dos Andes. Mais informações aqui: https://www.flaviabiaexpediciones.com/vulcao-lascar/
Cada pessoa tem um organismo diferente. Algumas não sentem nenhum efeito de altitude e outras sentem dor de cabeça, leve tontura e cansaço. Recomendamos alimentação leve (evitar gorduras e carne vermelha), não ingerir bebida alcóolica em excesso, beber bastante água e dormir bem. Folhas e chá de coca e chachacoma (ervas locais) podem ajudar a combater os efeitos da altitude.
Os parques são administrados por comunidades locais de San Pedro, que cobram entradas. São elas que determinam os valores e o tipo de desconto dado (para estudantes, terceira idade e etc). Em troca, são oferecidas estruturas como banheiros, duchas, guarda-volumes e caminhos demarcados (cada parque tem uma infraestrutura diferente).
A maior parte dos hotéis têm wifi, mas os ventos do fim da tarde e a chuva (mais comum em janeiro e fevereiro) fazem com que a conexão piore bastante. Na praça, é possível se conectar ao wifi gratuitamente. Caso precise de uma internet mais confiável, pode comprar um chip de uma operadora chilena (a partir de 5 mil pesos) e colocar créditos pelo tempo em que estará no Chile (é válido em outras cidades do país).