Perguntas
frequentes

É necessário tirar
passaporte e visto
para entrar no Chile?

Não é necessário!

Você pode entrar no Chile só com a identidade brasileira, emitida há menos de dez anos. Ah, e você pode ficar até 90 dias como turista.

Quantas horas de
diferença tem entre
o Brasil e o Chile?

Nenhuma ou 1 hora

Na maior parte do ano, o Chile tem o mesmo fuso em relação ao horário de Brasília. Apenas durante o horário de verão que as cidades chilenas ficam uma hora a menos que Brasília.

Preciso tomar
vacina de febre amarela
para entrar no país?

Não precisa!

Nem febre amarela, nem outra vacina específica. A fiscalização chilena só costuma ser rigorosa com a produtos de origem animal ou vegetal trazidos na bagagem!

Contratei as expedições, como fico sabendo qual é o meu cronograma?

Nossa empresa fará todos os passeios contratados na data em que você estiver por aqui. Com isso, é muito importante enviar certinho os horários do voo, de chegada e saída. A sequência será definida conforme os horários dos passeios, condições climáticas e grupos que vamos formando. Dessa forma, o seu cronograma final será repassado quando chegar na agência.

Preciso ir até a agência depois que eu chegar no Atacama?

Neste primeiro contato pessoal, é preciso vir até a agência no horário marcado. Caso não tenha reserva agendada, pode se dirigir à agência também. Mas todo o nosso atendimento é realizado na FlaviaBia Expediciones, que fica na Callejón Reales 402 B, San Pedro de Atamaca, Chile. Contar o que ele fará lá…

Vocês buscam no hotel ou temos que ir para a agência em cada expedição?

Todas as expedições saem e retornam para o seu hotel.

Qual tipo de roupas levamos?

Pensando no deserto, às vezes, temos que conviver com extremos de clima e temperatura. Vivemos momentos ora de muito calor, ora de muito frio (às vezes frio extremo e abaixo de zero). Também há momentos muito secos, outros com muito vento e areia. Mas não se preocupe, as paisagens são lindas e compensam tudo isso. É importante trazer pelo menos uma muda de roupa para frio extremo, com temperatura abaixo de zero, luvas, gorros, meia térmica, jaqueta de plumas. Também devem trazer roupa de verão, pois durante o dia faz calor; traje de banho (no deserto também tem lagoas em que pode tomar banho), toalha, chinelos, óculos de sol e protetor solar. Eu recomendo sempre nas excursões que usem manguinhas longas, chapéu ou lenço para se proteger do sol, pois aqui ele é muito forte. Além disso, lanterna é um item bem-vindo, já que algumas ruas são escuras pela noite e pode ser necessário para passeios de bicicleta que terminam após o pôr do sol.

As expedições têm horário estipulado?

Sim. Saímos no horário combinado. Por exemplo: se a saída do passeio é às 8h, vamos te buscar entre 8h e 8h30, pois percorremos diferentes hotéis, mas você precisa estar pronto às 8h. Durante o tour, sempre há tempo para apreciação e para tirar fotos, mas é preciso respeitar as orientações dos guias para deixar um lugar e seguir para o próximo. Os parques também têm um horário de fechamento e os tours seguem uma programação pré-definida.

O Amex é aceito em todos os locais ou é melhor levar Visa/Mastercard?

Em alguns lugares de San Pedro já aceitam cartão de crédito, mas outros ainda não.

É possível pagar as despesas com dólares ou reais por aí ou preciso estar com pesos chilenos?

Há comércios que aceitam dólares ou até mesmo reais, mas o importante mesmo é lembrar que a moeda local é o peso chileno. Nós, por exemplo, aceitamos pagamento em reais ou dólares, mas é preferível pagamento em pesos chilenos.

Vocês aceitam pagamento em cartão?

Nós não aceitamos pagamento em cartão.

Existem caixas eletrônicos e casas de câmbio em San Pedro de Atacama?

Há caixas eletrônicos em que se pode sacar a moeda local e inúmeras casas de câmbio – a maioria na Rua Toconao – onde é possível trocar dólares, euros ou reais por pesos chilenos. A taxa de conversão, no entanto, costuma não ser tão vantajosa, saindo mais em conta trocar dinheiro no centro de Santiago, por exemplo. Além disso, não vale a pena trocar reais por dólar e depois por pesos chilenos. É melhor fazer a conversão direta de reais para pesos.

Para confirmar a reserva das expedições posso fazer um depósito bancário?

Sim! Temos conta no Banco do Brasil e aceitamos, no máximo, 50% do valor total. O restante deve ser pago no momento do check-in em pesos chilenos.

Qual o aeroporto no Chile é o mais próximo de San Pedro de Atacama?

O aeroporto mais próximo daqui é o El Loa, na cidade chamada Calama. Fica a 100 quilômetros (1h10) de San Pedro de Atacama. A Latam (TAM) e a Skyairlines têm voos diários de Santiago a Calama.

Como faço para ir do aeroporto de Calama até San Pedro de Atacama?

Recomendamos a empresa Transfer Pampa (http://www.transferpampa.cl/). Caso prefira, podemos agendar o traslado para você! O pagamento será feito diretamente no transfer, em pesos chilenos, no momento da chegada ao aeroporto.

Uma pessoa comum pode fazer a expedição para o Vulcão Lascar?

Sim! Não é preciso ser um atleta para conseguir. O mais importante para a ascensão ao Lascar é aclimatação e a conseguimos durante as outras expedições que visitam a Cordilheira Dos Andes. Mais informações aqui: https://www.flaviabiaexpediciones.com/vulcao-lascar/

Como me preparar para expedições de altitude?

Cada pessoa tem um organismo diferente. Algumas não sentem nenhum efeito de altitude e outras sentem dor de cabeça, leve tontura e cansaço. Recomendamos alimentação leve (evitar gorduras e carne vermelha), não ingerir bebida alcóolica em excesso, beber bastante água e dormir bem. Folhas e chá de coca e chachacoma (ervas locais) podem ajudar a combater os efeitos da altitude.

Por que tenho que pagar taxas de entradas nos parques?

Os parques são administrados por comunidades locais de San Pedro, que cobram entradas. São elas que determinam os valores e o tipo de desconto dado (para estudantes, terceira idade e etc). Em troca, são oferecidas estruturas como banheiros, duchas, guarda-volumes e caminhos demarcados (cada parque tem uma infraestrutura diferente).

A internet nos hotéis de San Pedro funciona bem?

A maior parte dos hotéis têm wifi, mas os ventos do fim da tarde e a chuva (mais comum em janeiro e fevereiro) fazem com que a conexão piore bastante. Na praça, é possível se conectar ao wifi gratuitamente. Caso precise de uma internet mais confiável, pode comprar um chip de uma operadora chilena (a partir de 5 mil pesos) e colocar créditos pelo tempo em que estará no Chile (é válido em outras cidades do país).

@flaviabia_expediciones

  • by flaviabia_expediciones 6 dias ago
    A subida de uma montanha desperta em cada aventureiro um sentimento diferente! O momento em que você é exposto a
  • by flaviabia_expediciones 1 dia ago
    Que tal pegar uma bicicleta e sair pedalando pelo Deserto? Pois é…se você faz parte da tribo dos ciclistas, pedalar
  • by flaviabia_expediciones 1 semana ago
    Visitar as Lagunas Escondidas traz a sensação de explorar um lugar secreto. Considerada um dos passeios principais do Atacama, ela
  • by flaviabia_expediciones 1 semana ago
    Imagine-se explorando o maior Deserto de Sal do mundo, contemplando um horizonte infinito a cada passo que você dá. Qual
  • by flaviabia_expediciones 4 dias ago
    BOM DIA VIAJANTE!☀️✨ Nós seres humanos, imaginamos e criamos cenários baseados no que estamos acostumados. Fazendo isso nos limitamos as

Tem alguma dúvida?

Converse conosco.