Trekking de Guatin: siga o rio de águas quentes numa caminhada por cânions

Agradável e fácil é uma boa opção para quem quer praticar esporte e depois relaxar nas Termas de Puritama

Depois de 40 minutos de estrada, ficamos em um mirante e descemos em Guatin, o povoado que produz queijo de cabra. Daqui, vamos seguir o Rio de Puritama (água quente, na língua kunza que era falada pelos índios da região). A 3,2 mil metros de altitude, são 4 quilômetros do Trekking de Guatin. Começamos a caminhada em frente a uma apacheta, um monte de pedras em formato de triângulo ou de vulcão, que marca os caminhos por onde outros viajantes já passaram. A técnica era bastante usada pelos incas.

As pedras que nos ladeiam são cinzas vulcânicas solidificadas. Na entrada, um curral de animais serve para agrupar as lhamas que vivem na região. Entre as plantas, estão o algarrobilho, um tubérculo primo do algarrobo, que produz uma pequena espécie de “batata” embaixo da terra. Com um outro mato chamado rabo de raposa é preciso tomar cuidado para não se cortar. A chilca é uma planta medicinal usada para fazer compressas em hematomas, reduzindo o inchaço. Já a rica-rica – com funções medicinais parecidas com o boldo – vai perfumando o caminho com seu cheiro inconfundível.

O rio que acompanhamos se descortina com cachoeiras e pequenas pontes improvisadas para atravessá-lo. As rochas foram formadas por termoclastia, uma erosão por temperatura. Já as construções são feitas em níveis como Machu Pichu, para captar água. É por aqui também que se tirava o sal da terra em tempos distantes. Os cactos cardón se exibem em figuras milenares, grandes, verdes e ‘espetudos’.

O caminho percorre pedras e passa por áreas com mato mais crescido, mas o esforço para vencer o trecho é pequeno. É uma ótima opção para quem quer praticar esportes, ainda mais sabendo que no fim há um rio com águas quentes te esperando na Termas de Puritama. A FlaviaBia Expediciones disponibiliza roupões que tornam a experiência ainda mais confortável. Em alguns passeios, é oferecida uma massagem dentro da água. Além disso, há um dos melhores ceviches do mundo, preparados especialmente pelas cozinheiras da FlaviaBia Expediciones, acompanhados de cerveja ou vinho. Um delícia de refresco após a caminhada.

Faça esse passeio conosco:

Trekking de Guatin e Termas

Mais do deserto:

Cerro Toco: suba o morro e veja os vulcões em seu esplendor

 

Leave a Reply